O “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local” é uma organização da Distrital da JSD de Aveiro, em colaboração com a JSD de Oliveira de Azeméis, pretendendo formar os seus jovens militantes. Termina no domingo, dia 26.
Numa sala considerada “emblemática” para a JSD e PSD de Oliveira de Azeméis, no Hotel Dighton, por ter sido o local onde muitas campanhas levaram a inúmeras vitórias, José Campos, presidente da JSD de Oliveira de Azeméis, durante a sessão de boas-vindas, atreveu-se a convidar a Oposição local para organizar um fim-de-semana de formação, “para ver se a arrogância diminui e se o conhecimento aumenta”.
José Campos garantiu ainda aos mais de 60 jovens inscritos que “no domingo todos vão sentir que aprenderam muito”. Facto que se vai dever a um painel de palestrantes “muito bom”, o que leva a antever um êxito superior ao alcançado no ano passado, na Curia, Anadia, “porque por estar a realizar-se a formação autárquica pela segunda vez, teremos mais experiência”.
Hermínio Loureiro, deputado à Assembleia da República e presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), foi o orador da noite, dando oportunidade aos jovens social-democratas presentes para ficar a saber mais sobre “Marketing Político – Como preparar 2009”.
Também Ápio Assunção, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (PSD), enalteceu a iniciativa da Distrital da JSD de Aveiro, deixando algumas palavras de apreço e lembrando a sua participação na primeira edição que teve lugar na Curia e deixando um recado: “Os partidos políticos esquecem a formação dos mais novos. E o exercício da política é nobre. É preciso aprendermos antes”. O autarca gabou os oradores presentes durante os três dias da formação, “todos com muita experiência” e apelou aos jovens para “aprenderem com a política”.
Por sua vez, António Topa falou durante a sessão de boas-vindas sobre as dificuldades em ser-se autarca. E sublinhou: “Ser presidente de uma Câmara Municipal ou de uma Junta de Freguesia neste país é uma catástrofe. Não é nada fácil”.
O presidente da Distrital do PSD de Aveiro, com a sua experiência, disse às mais de seis dezenas de jovens social-democratas que para ser-se autarca é necessário “gostar de conviver com as pessoas da sua terra e da sua zona”. E que nenhum autarca o deve ser se pelo menos “uma vez por semana não atender as pessoas”.
O primeiro de três dias do programa “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local” encerrou com chave de ouro, através das palavras de Hermínio Loureiro, que desejou que esta edição tenha o mesmo êxito da anterior, mas referindo que o projecto “vai ter de crescer com um nível de exigência cada vez maior”.
O deputado à Assembleia da República, quando iniciou a sua palestra sobre “Marketing Político”, referiu que para ganhar eleições locais “não há uma receita, porque cada caso é um caso”. E afiançou que “só com marketing não se ganham eleições. E sem marketing é impossível ganhá-las”.
Hermínio Loureiro assegurou ainda que uma campanha “desorganizada é o caminho da derrota”, tendo sempre que existir um planeamento. O deputado terminou a sua intervenção deixando 10 pontos para levar ao êxito, mas que ficaram bem guardados com quem os ouviu ontem à noite.
1 comentário:
É uma honra poder participar nesta segunda de edição de Aveiro em Formação.
Uma iniciativa que teve bastante sucesso no ano transacto na curia. Este ano promete, tenho acompanhado o painel de intervenções e é de louvar a forma como os oradores conseguem captar atenção dos cerca de 60 jotas participantes.
O Resto do dia contará ainda com a participação de Gonçalo Capitão e Marco Antonio dois execelentes oradores que prometem terminar o dia em beleza.
Duas pequenas notas, a primeira à organização. Os meus parabéns pela iniciativa e pelo facto de Oliveira de Azeméis ter sido escolhido como anfitrião desta segunda edição.
A segunda nota vai para os 60 participantes,é de louvar nos tempos que correm o facto de se juntarem num retiro durante um fim de semana com o obectivo de formação tendo para isso de pagar uma inscrição.
Um resto de bom trabalho a todos.
Nuno Pires
Enviar um comentário