domingo, 26 de outubro de 2008

2ª Edição de Aveiro em Formação Encerra com os Objectivos Alcançados

Presidente da JSD Nacional diz que a Distrital de Aveiro está a fazer “um trabalho notável”
Pedro Rodrigues, presidente da JSD Nacional, disse que a Distrital de Aveiro está a fazer “um trabalho notável na área da formação política”. O dirigente falava durante o encerramento da segunda edição do programa “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local”, hoje, dia 26, em Oliveira de Azeméis.
“Funcionam as 19 secções da JSD dos 19 concelhos do distrito de Aveiro. E o próximo ano é determinante para a Jota, assim como para o PSD e para o país. O sucesso será sinónimo de ganharmos todas as eleições”, disse Pedro Rodrigues, apelando para a missão da JSD, em “conquistar a confiança dos jovens e fazê-los acreditar. Temos de os fazer voltar a acreditar que a política é uma causa nobre. E é possível fazê-lo com iniciativas como esta formação autárquica”.
O presidente da JSD Nacional lembrou que a formação política incentiva os jovens, sendo bem-vinda, visto caber à Jota a missão de renovar e regenerar a classe política: “Renovação e regeneração não se faz apenas trocando de caras. Faz-se através de jovens qualificados. Faz-se connosco. As listas têm de ter gente que represente a juventude, com jovens qualificados, como vocês”, sublinhou Pedro Rodrigues, dirigindo-se aos cerca de 60 jovens social-democratas, oriundos do distrito de Aveiro, que fizeram a formação.
Pedro Rodrigues terminou avisando que entre os dias 14, 15 e 16 de Novembro, a formação para jovens da JSD continua, com mais uma edição da Universidade da Europa, que vai ter lugar na Curia, Anadia.
José Campos, presidente da JSD de Oliveira de Azeméis, sublinhou que os 60 jovens ficaram agora mais enriquecidos politicamente, dada a programação desta segunda formação autárquica, que apresentou “bons temas e excelentes oradores”.
Também Ricardo Tavares, presidente da Comissão Política da Secção de Oliveira de Azeméis, deu os parabéns à Distrital de Aveiro, enalteceu a formação, “importante para todos os jovens. Com estas acções aprendemos muito relativamente ao futuro. E como para o ano há muitos autarcas que se vão recandidatar pela última vez, esta situação irá conduzir a uma renovação importante no PSD, sendo estas formações necessárias para refrescar o partido”.
Já o presidente da Distrital da JSD de Aveiro, José Francisco Oliveira (Zito), avançou que as expectativas criadas face à segunda edição do “Aveiro em Formação” foram alcançadas. “A JSD e o PSD a nível do distrito tem-se pautado pela diferença. E a formação representa um primeiro passo”.
António Topa, presidente da Distrital do PSD de Aveiro, frisou que quem trabalhou foi a Jota, que “leva a cabo muitas iniciativas no distrito de Aveiro. Quer nas secções, quer na distrital, temos dirigentes que querem fazer crescer o PSD, assim como toda a JSD, com quem o partido tem muito que aprender”. António Topa terminou referindo que a Distrital de Aveiro “está sempre pronta para trabalhar convosco. Tenho muito orgulho em todos vós e nas acções que realizam”, rematou, dirigindo-se a todos os jovens presentes. Seguiu-se a entrega dos diplomas aos participantes.
A manhã foi preenchida por José Manuel Ribeiro, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Anadia, com o painel “Assembleia Municipal – Procedimentos a ter”. O deputado falou de quatro procedimentos a ter em conta – missão da Assembleia Municipal, Legislação fundamental, a importância do Regimento e exemplos práticos.
“A Assembleia Municipal é o órgão representativo dos munícipes. Tem poder deliberativo e fiscalizador. São realizadas cinco sessões ordinárias por ano, realizando-se também extraordinárias, a pedido do presidente da Mesa”, referiu José Manuel Ribeiro, apresentando de seguida a legislação e o regimento e terminando a palestra com exemplos práticos, propostos aos cerca de 60 jovens social-democratas.
Mais uma vez, recorda-se que esta foi uma organização da Distrital da JSD de Aveiro, em colaboração com a JSD de Oliveira de Azeméis, cujo objectivo principal foi formar quadros políticos de jovens social-democratas do distrito de Aveiro. Foram mais de 60 os participantes nesta edição.

sábado, 25 de outubro de 2008

Turismo e Educação Marcam Segundo Dia de Aveiro em Formação

O “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local”, que está a decorrer em Oliveira de Azeméis, teve ontem, dia 25, o dia mais preenchido do programa. O Turismo e a Educação marcaram a segunda jornada desta formação autárquica - uma organização da Distrital da JSD de Aveiro, em colaboração com a JSD de Oliveira de Azeméis - que termina hoje, dia 26.
Além do encerramento e entrega de diplomas, os 60 jovens social-democratas vão hoje ter a oportunidade de ouvir José Manuel Ribeiro, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Anadia, com uma palestra subordinada ao tema “Assembleia Municipal – Procedimentos a ter”, pelas 10 horas.
Paulo Costa, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Ílhavo, foi quem iniciou a jornada de ontem, com o painel “Importância do Turismo num Município”. O autarca exemplificou a temática que apresentou com o município de Ílhavo, ao qual pertencem as praias da Barra e da Costa Nova. Investimento em recuperação de municípios ou na divulgação da gastronomia típica foram alguns dos temas abordados pelo vereador, que disse esperar que o novo modelo adoptado pelo município tenha êxito, porque tem permitido desde já que Ílhavo “vá crescendo em termos turísticos”. Paulo Costa admitiu a falta de unidades hoteleiras em Ílhavo, estando já a autarquia a trabalhar nesse sentido, assim como na necessidade de trazer turistas durante todo o ano ao concelho.
Sobre o painel “Educação: Carta Educativa, Centros Escolares e Projectos Educativos” foi Amadeu Albergaria que veio trazer o seu contributo à formação autárquica. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira começou por referir que o seu concelho tem uma população escolar com cerca de 19 mil alunos, sendo este o sétimo concelho com maior número de alunos na rede escolar.
Entre outras, é “nossa missão aumentar a qualidade das aprendizagens. Queremos que Santa Maria da Feira se assuma como um concelho educador”, frisou, dizendo serem eixos prioritários de intervenção a reabilitação do parque escolar, combater o abandono e o insucesso escolar, entre outros.
Relativamente à Carta Educativa, Amadeu Albergaria, após explicar no que consiste, lembrou que a de Santa Maria da Feira foi uma das primeiras 22 a serem homologadas no país. “É este documento que permite recorrer ao QREN, constituindo a derradeira oportunidade para reabilitar o parque escolar”, afirmou. Um centro escolar é assim considerado “desde que incorpore dois graus de ensino diferentes”, referiu, aos mais de 60 jovens social-democratas.
Quanto aos projectos educativos, Amadeu Albergaria disse que são estes que contribuem para o sucesso educativo. A Assembleia de Crianças ou a Parada do Principezinho são alguns exemplos concretizados no município da Feira.
“A Reorganização Administrativa do Território e a Importância das Freguesias na Coesão Social e Territorial de Portugal”
Foi durante o almoço/conferência que Armando Vieira, presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) proferiu uma palestra com o tema “A Reorganização Administrativa do Território e a Importância das Freguesias na Coesão Social e Territorial de Portugal”. Antes de começar, o dirigente louvou a iniciativa da Distrital da JSD de Aveiro.
“A freguesia é uma instituição com órgãos próprios e administra uma verba insignificante. No Orçamento de Estado de 2008 o seu peso é de apenas 0,16%”, disse. Armando Vieira falou ainda de reorganização administrativa, defendendo uma nova escala, que leve a que as freguesias se associem, em vez de serem extintas, para terem uma resposta administrativa adequada.
O primeiro painel da tarde ficou a cargo de Vladimiro Feliz, vereador da Educação, Inovação e Juventude da Câmara Municipal do Porto, que veio apresentar a Oliveira de Azeméis o Projecto “Porto de Futuro”, lançado pela Câmara Municipal do Porto em 2007, para “criar um maior envolvimento entre a comunidade empresarial e o sector educativo”.
Tratam-se de 17 empresas de relevo da região que emparelham com os 17 agrupamentos verticais do Porto. O projecto arrancou no ano lectivo de 2007/2008 e engloba um conjunto de sub-projectos, tais como Consultoria de Gestão, Junior Achievement, Role Models, Projecto Escola Positiva, Voluntariado, Rumo à Excelência, entre outros. Dentro dos novos projectos está o Braço Direito, Media Smart, Universidade Júnior, Pela tua Saúde, Cresce e Aparece, (És) Tudo e Escolas Conscientes Escol(h)as Consequentes.
“O projecto é um aproveitamento muito honroso, de crianças de famílias em risco. O objectivo do ‘Porto de Futuro’ é trabalhar as competências sociais”, explicou o vereador da Câmara do Porto, referindo que o apoio do Estado é nulo, vivendo o projecto daquilo que cada entidade tem. O Instituto Politécnico do Porto, a Universidade do Porto e a Universidade Católica são parceiros do “Porto de Futuro”.
“Falar Claro”
Gonçalo Capitão, ex-deputado à Assembleia da República, veio ensinar aos jovens social-democratas a “Falar Claro”, assim como partilhar algumas técnicas para falar em público.
A jornada do dia 25 do “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local” terminou com um jantar/conferência, onde Miguel Santos, deputado à Assembleia da República e vereador na Câmara Municipal de Valongo, foi o orador do último painel, “Modelo Autárquico”.
Tomando por base o Orçamento de Estado de 2009 e o novo Código do Trabalho, Miguel Santos acusou o Governo do PS de estar a “criar uma bolha artificial, uma ilusão”, com ambos. “O novo Código do Trabalho traz alterações cirúrgicas. O Governo tem a sua máquina a trabalhar e as alterações quase passam despercebidas. Há que denunciar a forma cirúrgica de como o Governo faz alterações”.
O deputado ainda disse que a “bolha artificial” está para rebentar com a atitude do Governo, porque o “investimento é desviado para as grandes obras públicas e o QREN desvirtuado”. Relativamente ao municipalismo, Miguel Santos referiu que a capacidade financeira das Câmaras Municipais está de tal forma apertada que não há condições para fazer investimentos”. E sugeriu: “Um tratamento sério passaria pela negociação de um pacote autárquico negociado com a Associação Nacional de Municípios Portugueses”. O vereador e deputado disse mais, frisando que só através de um movimento politicamente forte pode “dar-se o salto”, mencionando a regionalização - por ser “um novo modelo de organização administrativa” - para atingir “um modelo de desenvolvimento”.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Iniciativa Arranca Com Rasgados Elogios dos Dirigentes do PSD

A segunda edição do programa “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local” arrancou em força ontem, dia 24, em Oliveira de Azeméis, merecendo elogios da parte de todos os dirigentes do PSD presentes. António Topa, presidente da Distrital do PSD de Aveiro, disse que estas acções de formação autárquica são de aplaudir, “porque ajudam os jovens a perceber que para ser-se autarca é necessário saber o que é e gostar de o ser”.
O “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local” é uma organização da Distrital da JSD de Aveiro, em colaboração com a JSD de Oliveira de Azeméis, pretendendo formar os seus jovens militantes. Termina no domingo, dia 26.
Numa sala considerada “emblemática” para a JSD e PSD de Oliveira de Azeméis, no Hotel Dighton, por ter sido o local onde muitas campanhas levaram a inúmeras vitórias, José Campos, presidente da JSD de Oliveira de Azeméis, durante a sessão de boas-vindas, atreveu-se a convidar a Oposição local para organizar um fim-de-semana de formação, “para ver se a arrogância diminui e se o conhecimento aumenta”.
José Campos garantiu ainda aos mais de 60 jovens inscritos que “no domingo todos vão sentir que aprenderam muito”. Facto que se vai dever a um painel de palestrantes “muito bom”, o que leva a antever um êxito superior ao alcançado no ano passado, na Curia, Anadia, “porque por estar a realizar-se a formação autárquica pela segunda vez, teremos mais experiência”.
Hermínio Loureiro, deputado à Assembleia da República e presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), foi o orador da noite, dando oportunidade aos jovens social-democratas presentes para ficar a saber mais sobre “Marketing Político – Como preparar 2009”.
Também Ápio Assunção, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (PSD), enalteceu a iniciativa da Distrital da JSD de Aveiro, deixando algumas palavras de apreço e lembrando a sua participação na primeira edição que teve lugar na Curia e deixando um recado: “Os partidos políticos esquecem a formação dos mais novos. E o exercício da política é nobre. É preciso aprendermos antes”. O autarca gabou os oradores presentes durante os três dias da formação, “todos com muita experiência” e apelou aos jovens para “aprenderem com a política”.
Por sua vez, António Topa falou durante a sessão de boas-vindas sobre as dificuldades em ser-se autarca. E sublinhou: “Ser presidente de uma Câmara Municipal ou de uma Junta de Freguesia neste país é uma catástrofe. Não é nada fácil”.
O presidente da Distrital do PSD de Aveiro, com a sua experiência, disse às mais de seis dezenas de jovens social-democratas que para ser-se autarca é necessário “gostar de conviver com as pessoas da sua terra e da sua zona”. E que nenhum autarca o deve ser se pelo menos “uma vez por semana não atender as pessoas”.
O primeiro de três dias do programa “Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local” encerrou com chave de ouro, através das palavras de Hermínio Loureiro, que desejou que esta edição tenha o mesmo êxito da anterior, mas referindo que o projecto “vai ter de crescer com um nível de exigência cada vez maior”.
O deputado à Assembleia da República, quando iniciou a sua palestra sobre “Marketing Político”, referiu que para ganhar eleições locais “não há uma receita, porque cada caso é um caso”. E afiançou que “só com marketing não se ganham eleições. E sem marketing é impossível ganhá-las”.
Hermínio Loureiro assegurou ainda que uma campanha “desorganizada é o caminho da derrota”, tendo sempre que existir um planeamento. O deputado terminou a sua intervenção deixando 10 pontos para levar ao êxito, mas que ficaram bem guardados com quem os ouviu ontem à noite.

2ª Edição de Aveiro em Formação Já Arrancou

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PROGRAMA


Sexta-Feira, 24 de Outubro
-18h00- Inicio à Credenciação
-19h30- Sessão de Abertura:
José Campos – Presidente da JSD de Oliveira de Azemeis
Ápio Cláudio do Carmo Assunção – Presidente C.M. Oliveira de Azeméis
Dr. Ulisses Pereira – Vice-Presidente da Distrital do PSD de Aveiro
-20h00- Jantar / Conferência:
Municipalidade: Como Gerir Grandes Projectos

Dr. Marco António – Vice-Presidente C.M.Gaia

Sábado, 25 de Outubro
-9h30- Importância do Turismo num Município

Dr. Paulo Costa – Vereador C.M. Ílhavo
-11h00- Intervalo
-11h15- Educação: Carta Educativa, Centros Escolares e Projectos Educativos
Dr. Amadeu Albergaria – Vereador C.M.Santa Maria da Feira
-12h45- Intervalo
-13h00- Almoço / Conferência:
A Reorganização Administrativa do Território e a Importância das Freguesias na Coesão Social e Territorial de Portugal
Dr. Armando Vieira – Presidente da Associação Nacional de Freguesias
-14h30- Intervalo
-14h45- Projecto “Porto Futuro”
Eng. Vladimiro Feliz – Vereador C.M.Porto
-16h15- Intervalo
-16h30- Falar Claro

Dr. Gonçalo Capitão – Advogado, Ex-Deputado
-18h00- Intervalo
-18h15- Reunião de Grupos
-19h15- Intervalo
-20h00- Jantar / Conferência
Markting Político – Como Preparar 2009

Dr. Hermínio Loureiro – Deputado e Presidente da LPF

Domingo, 26 de Outubro
-9h30- Reunião de Grupos
-10h00- Assembleia Municipal – Procedimentos a Ter

Dr. José Manuel Ribeiro – Deputado e Presidente da Assembleia Municipal de Anadia
-13h00- Almoço de Encerramento / Entrega de Diplomas
Francisco Oliveira – Presidente da Distrital da JSD de Aveiro
Dr. Ricardo Tavares – Presidente do PSD de Oliveira de Azemeis
Eng. António Topa – Presidente da Distrital do PSD de Aveiro
Representante da CPN-PSD

2ª Edição de "Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local"

Aveiro, 10 de Outubro de 2008

Cara/o Companheira/o

A Distrital da JSD de Aveiro em colaboração com a JSD de Oliveira de Azeméis irá realizar a segunda edição de "Aveiro em Formação, Jornadas do Poder Local". Com esta iniciativa a Distrital da JSD de Aveiro pretende tornar-se uma referência, a nivel nacional, no âmbito da formação dos Jovens Sociais Democratas do distrito de Aveiro.
Nesse sentido, convidamos todos os jovens Socias Democratas do distrito de Aveiro a participar nesta segunda edição a realizar no Hotel Dighton em Oliveira de Azeméis nos próximos dias 24, 25 e 26 de Outubro.
Gostavamos de poder contar com a tua presença.
Sem mais de momento, despedimo-nos com as melhores saudações Sócias Democráticas, e com um até breve;

José Oliveira
Presidente da Distrital da JSD de Aveiro

E-Mail zitobrandao@sapo.pt / jsddistritalaveiro@sapo.pt
Telemóvel 931123170